segunda-feira, 13 de junho de 2011

Bofete recebe premio de Município Verde




22/12/2010 - Bofete recebe premio de Município Verde

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo divulgou, na sexta-feira, 17/12, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, o ranking ambiental dos municípios paulistas de 2010. Mais de 100 municípios foram consagrados este ano com o certificado do projeto, inclusive Bofete. Isso significa que mais de 15% das cidades do Estado alcançou média acima de 80 – em uma avaliação que varia de zero a 100, e serão reconhecidas pelo exemplo ambiental.
O certificado de Município Verde garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos junto ao governo do Estado. O evento cotou com a presença dos prefeitos das 645 cidades avaliadas no Projeto. Os municípios receberão uma nota ambiental, que avalia o seu desempenho em dez diretivas que regem o Projeto Ambiental Estratégico Município Verde: Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente.
Lançado em junho de 2007, o Projeto Município Verde Azul tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, considerando que a base da sociedade está nos municípios. Em 2008, na divulgação do primeiro ranking, 44 municípios alcançaram nota igual ou superior a 80. Em 2009, foram 168. O objetivo é descentralizar a política ambiental, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade.
O prefeito de Bofete, Claudécio José Ebúrneo (Torão) recebeu o certificado acompanhado do vice-prefeito José Cassemiro, do vereador Graciliano Ramos, Engº. Leandro Biral e do assessor de cultura Zezinho Ramos. É importante ressaltar o papel do Departamento de Meio Ambiente nesta conquista, porque através de muito trabalho, vários projetos já foram desenvolvidos: Construção do Parque do Trevo; coleta de óleo de cozinha usado para transformar em sabão; reciclagem interna de papel e copo plástico; aproveitamento de caixinha de leite para formação de mudas; programa de medição de poluição (fumaça preta) da frota municipal, etc.
Para despertar a consciência de preservação ambiental nas crianças, foi levado para dentro da escola o “Projeto Criança Ecológica”; foram realizadas gincanas de Educação Ambiental, competições, etc. Com essas ações Bofete vem melhorando sua classificação no programa Município Verde, com as notas de 54,4 em 2008, 77,3 em 2009 e agora .................... É importante lembrar que preservando a natureza, estamos preservando a vida. Todos estão de parabéns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário